AMAMENTAÇÃO E LONGEVIDADE: Agosto é dourado e azul para a saúde

ALEITAMENTO

As Unidades Básicas de Saúde de Cambé estão incentivando as mães com filhos lactentes com palestras e orientações sobre a importância do aleitamento materno. Bexigas, fitas e cartazes  em amarelo e dourado, com fotos para chamar atenção da comunidade, enfeitam as UBSs do Município.

No Jardim Ana Rosa, a Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família, mais conhecida como Clínica do Ana Rosa, confeccionou camisetas para fortalecer o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno.

A campanha é para conscientizar as mães sobre o aleitamento materno até os seis meses de idade, sem a necessidade de complementar as refeições da criança com outros alimentos. O leite materno é rico em vitaminas e nutrientes que protegem a criança de infecções respiratórias, riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, obesidade e dislipidemia.

A enfermeira-chefe da Clínica do Ana Rosa, Ligyane Cardoso, informa que a partir do quinto mês a mãe pode introduzir outros alimentos, como papinha e raspas de frutas, intercalando com o leite materno. Segundo ela, a mãe pode amamentar a criança até os dois anos de idade, mas é imprescindível a amamentação até o sexto mês de idade da criança.

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas de acordo com as recomendações. A meta até 2025 é de elevar este índice para 50%.

Agosto foi instituído no Brasil o mês da amamentação pela Lei Federal 13.435, de 12 de abril de 2017. Anteriormente, desde 1999 o Ministério da Saúde difundia a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto (Da Secretaria Municipal de Comunicação).

AOS HOMENS, O AGOSTO É AZUL
Os homens também são convidados pela Secretaria de Saúde a participarem dos encontros do Agosto Azul de Cambé, nos dias  23 e 30. Trata-se de campanha para alertá-los sobre a necessidade de mais atenção à saúde. Este ano, a campanha é focada no incentivo à manutenção de hábitos saudáveis, visando melhoria da qualidade de vida e aumento da longevidade. A intenção é mostrar que é possível ter qualidade de vida com ajustes simples na rotina diária. No dia 23 o encontro será às 19h30, no Centro de Reabilitação e Promoção a Saúde  (CREPS). O endereço: Avenida Canadá, 1185. No dia 30, também às 19h30, será na Unidade 24 Horas, localizada na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 1.000, no Jardim Golden Park.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *