Até 2019 Cambé terá 97,6% de rede de esgoto

Não só o fim das fossas sépticas e o mau cheiro exalado por elas; das águas dos tanques de lavar roupas empoçadas nas sarjetas; das despesas com os constantes esvaziamentos obrigatórios das fossas sanitárias. Mas, principalmente garantir mais saúde; preservação ambiental e diminuir a poluição dos mananciais e lençóis freáticos: enfim, avançar cada vez mais para atingir todas as residências do Município com o saneamento básico.

Em Cambé, o sonho dessa conquista está próximo de ser realizado para todos os moradores. Essa foi a notícia que o prefeito Zé do Carmo deu para os moradores dos jardins Morada do Sol, Primavera e Otávio Cesário, onde fez o lançamento dessas obras na quinta-feira (30). “Até o final de 2019 nossa meta é atingir 97% da população cambeense com essa melhoria e com o apoio e investimentos que a Sanepar vem realizando em nosso Município, pretendemos chegar aos 100% até o final de nosso mandato”, disse.

Zé do Carmo disse ainda que estava muito feliz por poder compartilhar com a população daquela região o início das obras. “Isso faz parte de reivindicações dos primeiros compradores de lotes aqui no Morada do Sol. E olha que isso aconteceu em 1977, portanto há 40 anos”, lembrou.

Os moradores dos bairros enfrentam problemas pela falta de esgoto há anos. “Estamos lutando por essa obra há mais de 15 anos. Além de sermos obrigados a limpar constantemente as fossas, muitos moradores soltam água de tanques e pias que ficam empoçadas em frente às casas provocando um mau cheiro terrível”, declarou Arnaldo Ruela.

Outro morador, Alison Maely, explicou que fazer a fossa na região é muito difícil, além de prejudicar o meio ambiente. “Finalmente estamos conquistando um direito de todos os moradores e os problemas da falta da rede de esgoto serão resolvidos”, completou.

De acordo com o cronograma de obras já estabelecido pela Sanepar, até abril de 2019, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 5,6 milhões só em rede coletora de esgotos e estações de bombeamento. Serão executadas cerca de 30 quilômetros de redes, que atenderão mais de 2 mil residências, completando 97,60% de domicílios atendidos. Entre os próximos bairros que receberão as obras estão os jardins Morada do Sol, Primavera, Otávio Cesário, Boa Vista, Andaluzia, Bela Suíça, Bela Itália, União e São Jorge.

Já na ampliação do reservatório de abastecimento de água tratada, os investimentos somam mais de R$ 10 milhões, aumentando a capacidade de armazenagem em mais de 7,2 milhões de litros. Esta obra garante à Cambé, o abastecimento normal de água por mais 20 anos. “Isso demonstra a confiança que a Sanepar deposita no desenvolvimento do Município, proporcionando garantias reais para novos investimentos, oferecendo infraestrutura confiável e segura para qualquer tipo de empreendimento”, disse Zé do Carmo.

O prefeito agradeceu também o apoio dos moradores presentes e destacou o trabalho de seu vice Conrado Scheller e do deputado Tiago Amaral pela liberação dos recursos junto ao Governo do Estado, além da grande contribuição que os diretores e funcionários da Sanepar vêm dando para o Município. “Cambé está muito grata com os investimentos que estão sendo feitos em nossa cidade, que têm importância fundamental no desenvolvimento local que proporcionam a garantia que precisamos para a geração de empregos e renda para toda a comunidade”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: