Conselho reúne profissionais de enfermagem que são gestores municipais da saúde

Conselho Regional de Enfermagem do Paraná reúne profissionais da categoria que atuam como secretários municipais da saúde, para discutir o dimensionamento das equipes de enfermagem e a dispensação de medicamentos nas instituições públicas, considerados temas importantes do debate nacional da Saúde.

Os encontros percorrerão todas as macrorregiões do Paraná. O primeiro, já aconteceu em Curitiba, no começo deste mês, com a presença de mais de 40 profissionais da saúde, e no ultimo final de semana em Cascavel, com cerca de 30 participantes.

Nesta segunda-feira, 21, e nesta terça, 22 de agosto, os eventos acontecerão em Campo Mourão e em Cambé, com a participação de 77 profissionais da enfermagem que são gestores municipais da saúde.

O dimensionamento das equipes de enfermagem está previsto na Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem, divulgada no mês passado, estabelecendo os parâmetros quantitativos de profissionais nos serviços de centro cirúrgico, central de material, saúde mental, unidades assistenciais de apoio a diagnósticos e terapêutica, unidades de hemodiálise e de atenção básica. Como se trata de determinação recente o Coren/PR está levando o tema para discussão e esclarecimento de dúvidas.

O segundo assunto em pauta, a dispensação de medicamentos, também gera dúvidas entre os gestores apesar de apresentar legislação e pareceres indicando que a atividade não cabe ao profissional da Enfermagem e sim ao Farmacêutico. Com este debate, o Coren/PR pretende fortalecer e evidenciar ambas as profissões no âmbito das instituições públicas de saúde.

No estado do Paraná hoje são 106 profissionais da Enfermagem atuando como gestores, ou seja, aproximadamente 30% das secretarias municipais da saúde são administradas por Enfermeiras/os ou Técnicas/os de Enfermagem. A macrorregião Leste tem 29 profissionais da enfermagem trabalhando como gestores municipais; a Noroeste tem 27, a Oeste 26 e a Norte 24.

Em Cambé, o encontro será na Praça CÉU (Centro de Artes e Esportes) do Jardim Tarobá, na Rua Genésio Geraldo dos Santos, 451.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: