Dicas para aliviar a ressaca

farmaefarma_870x90

ressaca

(Por Farma & Farma – Cambé)

Está se aproximando a festa do carnaval, alegria, diversão e consumo  excessivo de bebida alcoólica.

O álcool é uma substância tóxica para o nosso organismo e age em todo o corpo, embora seja mais aparente sua atuação no cérebro e rins. Seus efeitos surgem de 30 a 90 minutos após a sua ingestão podendo variar desde euforia em baixas doses e conforme a sua concentração sanguínea aumenta passa a haver tontura, desequilíbrio, sonolência, redução dos níveis de consciência chegando ao coma e morte dependendo do caso.

Os sintomas mais comuns de aparecerem são dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, fraqueza, cansaço, sensação de boca seca e sede. Podem ocorrer também tonturas, tremores e foto sensibilidade. Grande parte deles vem justamente dos seus efeitos tóxicos, pois, o álcool antes de ser eliminado do organismo é transformado pelo fígado em uma substância ainda mais nociva e cancerígena: o acetaldeído.

Para amenizar os sintomas da ressaca algumas medidas podem ser tomadas:

  • Antes e durante a festa ingerir muita água;
  • Comer alimentos ricos em proteínas e carboidratos antes de começar a tomar bebidas alcoólicas com o objetivo de tentar diminuir a velocidade de absorção do álcool pelo intestino;
  • Durante a festa, após urinar, tomar água, suco ou bebidas não alcoólicas de preferência com açúcar a fim de aumentar a glicose na circulação sanguínea e repor a perda de água;

Não existe um medicamento específico para curar a ressaca, mas sim para amenizar os sintomas tais como analgésico, antiácidos.

Tomar água, suco, água de coco, isotônicos para reidratar o corpo ajuda muito. Comer alimentos ricos em carboidratos e repouso também ajuda o organismo a se recompor.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

farmaefarma_370x240

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: