Empreendedorismo na escola envolve 470 alunos em Cambé

A Escola Municipal Professor Lourdes Gobi promove no próximo sábado (11) a 1ª Feira do Empreendedor JEPP SEBRAE. O evento acontece das 8h30 às 11h30 e vai reunir mini empresas criadas pelos alunos e professores, através do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Cambé e o Sebrae. Na Feira, os alunos vão comercializar produtos desenvolvidos nas oficinas do JEPP. Os produtos vão custar de R$0,50 à R$6,00.

O projeto foi iniciado em maio com cursos de capacitação aos professores, pedagogos e servidores da escola Lourdes Gobi. Em seguida os 470 alunos receberam oficinas semanais com a teoria e a prática dos princípios do empreendedorismo. O resultado foi a criação das mini empresas de cada turma com uma temática específica para cada série.

Entre os temas que foram trabalhados nas oficinas para cada ano do ensino fundamental estão ervas aromáticas (1º ano), temperos naturais (2º ano), brinquedos ecológicos (3º ano), prestação de serviços (4º ano) e produção de alimentos (5º ano). Os alunos desenvolveram produtos como sabonetes, aromatizantes, amaciantes de roupas, bolos, petiscos, temperos e também vão comercializar serviços como uma sessão de cinema com o ‘combo’ pipoca e refrigerante, e uma cabine de fotografia expressa.

As famílias também colaboraram com um valor simbólico para ajudar na elaboração das mini empresas. Após a Feira, os alunos com a orientação dos professores, vão fazer um balanço contábil, restituir aos pais o investimento e decidir o que fazer com o lucro do evento.

Segundo a diretora da Escola, Andressa Carrion, o projeto resultou numa experiência empreendedora completa, além de incentivar o trabalho em grupo. ”Os alunos participaram da criação da empresa, compra de matéria prima, produção, comercialização até a finalização das mini empresas. E também buscaram o autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade”, completou a diretora.

Mais ações da Educação

Exposições de Artes

Além do empreendedorismo na escola, Cambé está recebendo, no Centro de Eventos, exposições artísticas e culturais elaboradas por alunos da rede municipal de ensino. Desde o dia 7 de novembro estão sendo realizadas as exposições da 7ª Mostra do Ensino de Arte e a 7ª edição da exposição de trabalhos: “Cambé, em cada canto, um encanto”.  No Centro Cultural, os alunos do ensino médio de  Colégio Andrea Nuzzi estão expondo os trabalhos com o tema “Citações a partir de Volpie e Picasso – Mulheres que choram/ Guernica”.

As mostras artísticas estão disponíveis para visitação das 8h às 18h até o dia 22 de novembro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: