Horta da escolinha já tem o que ser colhido

O canteiro de rabanetes foi o primeiro a dar resposta à atenção das crianças e das professoras; as folhas crescem vigorosas

Turma horta2

Ana Júlia, 6 anos, e José Jaques, 5 anos, plantaram couve na horta do Centro Municipal de Educação Infantil Pasquina Romagnolo Jacomel, do Jardim Tupi. Também fizeram uma tarefinha em sala de aula com feijão para ver se a plantinha nascia de que jeito, se um coleguinha cuidasse melhor dela e outro não. Foi uma experiência cujos resultados Ana e José estão aproveitando muito bem. Mas couve, quando perguntados se gostam, os dois fazem caretas.

Miguel, 5 anos, plantou alface na horta da escola. E diz que gosta muito da folha. Em sua sala ele aprendeu a fazer a sementinha germinar em copinhos. Depois da germinação soube como fazer o plantio no canteiro destinado as alfaces.

Gabriel e Luiz Miguel, ambos de 6 anos, também fizeram a experiência do feijão. E aprenderam sobre as partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos. E como se fosse uma pessoa, a planta foi estudada de forma que as crianças soubessem, por exemplo, por onde elas respiram.

Os alunos visitam a horta praticamente todos os dias. Às vezes ajudam a aguar os canteiros. No de rabanete, por exemplo, já há o que ser colhido. Apesar da estiagem dos últimos dias, a couve cresce verdinha. A alface depende de pouco tempo para ganhar a saladeira. O tomate é um pouco mais demorado.

A horta da escolinha foi uma idéia das professoras, direção e coordenação do estabelecimento de ensino. Todo o preparativo foi feito pelos adultos, inclusive com a participação de pais voluntários e esposos de algumas professoras.

Antes do retorno das aulas após as férias do meio do ano a terra estava preparada e os canteiros prontos. O plantio das mudas envolveu todas as turmas. Quando houver colheita a merenda das crianças serão enriquecidas com alimentos que elas próprias produziram. Até quem não gosta de couve poderá provar dela. O objetivo do trabalho das crianças na horta é pedagógico.

turma horta 4

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: