HORTA NA ESCOLA: Crianças ajudam adultos a fazer canteiros em escola de Cambé

Alunas e alunos retornaram das férias do meio do ano aprendendo a produzir o que comem nas refeições.

DSC06135

A curiosidade fez uma turma de crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Pasquina Romagnolo Jacomel, do Jardim Tupi, ficarem atentas no que o voluntário Denivaldo Soares fazia na manhã de sexta-feira, 28 de julho, no pátio do estabelecimento de ensino.

Denivaldo, esposo da professora Rosinéia, tinha mesmo o objetivo de chamar a atenção das crianças. Na verdade ele explicava a elas como mexer com a madeira e, em seguida, acompanhou a turminha até a área onde uma horta está sendo formada. Lá, mostrou a maneira certa de fixar a madeira para fazer os canteiros e até recebeu a ajuda da turminha.

DSC06136

Na semana passada, outras turmas puderam participar das atividades na horta. Após os canteiros devidamente prontos, as crianças poderão aprender com os adultos sobre como fazer o plantio.

A idéia de formar uma horta no pátio da escola surgiu das professoras Rosinéia Soares e Vilma Giufrida, junto com a diretora Vanilda Dias e da coordenadora Bruna Franciele Dias Verlingue. Nos primeiros dias das férias de meio de ano elas, com a ajuda de dois voluntários, Luiz Carlos e Denivaldo Soares, começaram a preparar a terra.

O projeto é pedagógico e busca dar às crianças a oportunidade de contato com todas as fases de produção dos alimentos. A proposta também é de trabalhar a prática na horta junto com o projeto de alimentação saudável do Município. E, no dia a dia, a expectativa é de que as crianças passem a gostar de alguns alimentos que hoje não comem, pelo fato de terem ajudado a produzí-los.

São 100 crianças de zero a seis anos matriculadas em período integral.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *