INSA realiza Mostra Científica e Cultural dia 11 em Cambé

Até os alunos das turmas iniciais vão mostrar, junto com as maquetes dos seus trabalhos, a parte escrita que elaboraram junto com os professores.

insa

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) de Cambé realiza na manhã deste sábado, 11, a 1ª Mostra Científica Cultural. Mais de 600 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e do Ensino Médio vão participar do evento.

Segundo a coordenadora pedagógica Leila Elvira Pavanelli (foto), que também coordena a Mostra, só as turmas do terceiro ano do Ensino Médio ficam de fora, por estarem em período de preparativos para o vestibular. “As demais turmas, desde o infantil, desenvolveram trabalhos e vão estar presentes no evento”, acrescenta.

Será a primeira vez que o evento terá caráter científico e cultural. Isso torna obrigatória a discriminação por escrito dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas de alunos, inclusive dos anos iniciais. Estes contam com a ajuda dos professores para fazer a espécie de fundamentação teórica que é exigida.

Mas as demais turmas, segundo a coordenadora, elaboram por conta própria a parte escrita. “Isso inclui etapas fundamentais como o levantamento de hipótese e a comprovação”, informa Leila. Nos anos anteriores o INSA realizou anualmente as feiras de ciências, que chegaram à nove edições.

Pais de alunos e demais pessoas que visitarem a mostra sábado terão a oportunidade de conhecer trabalhos interessantes, inclusive feitos por turmas iniciais. Um deles trata de estudar como o avião voa.

“O interesse por esse tema surgiu porque um dos alunos da turma que fez esse trabalho havia viajado de avião”, diz a coordenadora. Outra turma dos anos iniciais pesquisou sobre o bicho da seda. Para a realização do trabalho os alunos tiveram contato inclusive com técnicos de empresa de fiação de seda de Londrina.

Turmas mais adiantadas trabalharam inclusive temas de interesse dos adolescentes. Para isso, o professor-doutor Hélio Serassuelo Júnior, da Universidade Estadual de Londrina, proferiu palestra sobre o tema “Agora não tem mais desculpa”, que trata da obesidade na adolescência.

COMPARTILHE ESTÁ NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: