O que são as dificuldades de aprendizagens?

angela2

Para muitas pessoas, as dificuldades e os transtornos de aprendizagens são a mesma coisa, mas existe uma diferença entre elas, e hoje nós vamos falar sobre isso!

Quando nos referimos sobre as dificuldades de aprendizagens, é importante ressaltar que cada pessoa é um ser único, e aprende de uma forma diferente!

Cada um tem o seu tempo e sua maneira de aprender e adquirir seu conhecimento. Então, como as dificuldades de aprendizagens aparecem na escola? As dificuldades de aprendizagens podem acontecer em qualquer momento na vida escolar. Elas podem se manifestar por meio de dificuldades de leitura, de escrita, em alunos com problemas de ordem emocional, econômica ou social.

Já no caso dos Distúrbios de aprendizagem, estes possuem uma base biológica, ou hereditária e necessitam da intervenção do neurologista, do neuropediatra,e um encaminhamento para o atendimento de uma equipe multidisciplinar. Essa equipe é formada por psicólogos, fonoaudiólogos e o psicopedagogo que irão trabalhar conjuntamente para o sucesso do paciente, dependendo do distúrbio ou transtorno que ele apresente.

Os distúrbios mais comuns são:

A discalculia, é um distúrbio sobre a dificuldade de aprender tudo que está relacionado as questões que envolvem os números, como problemas e conceitos matemáticos.

A disgrafia ocorre na elaboração da escrita.Muitas vezes pode vir acompanhada de uma dislexia.

A Hiperatividade é marcada pela falta de atenção. A criança hiperativa não consegue prender muito a atenção em tudo o que realiza. O hiperativo é muito agitado e não consegue ficar parado. (BRITES,2017).

O Déficit de Atenção é caracterizado pela falta de atenção, mas não é algo que a criança possa controlar. Por isso, é um distúrbio de aprendizagem!

Nessa situação, a criança não consegue fixar a atenção no que é ensinado.

Todo tipo de transtorno provoca uma frustração no aluno, que apresenta dificuldades de aprendizagem. Por isso, é muito importante que o aluno tenha um acompanhamento psicopedagógico adequado, para avaliar suas dificuldades e suas potencialidades e traçar um direcionamento para a escola e para a família.

Angela Cristina Rieper de Almeida é Psicopedagoga e atende na Avenida Canadá, 610, Sala 111 (Shoping Canadá) – Telefones (43) 99616-4294 e (43) 3035-2099..

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *