PAELLA CAIPIRA, EXISTE?

alvaro

A Paella é um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação. Surgiram a “paella marinera”, feita com peixe e frutos do mar; a “paella mista”, à base de peixe, frutos do mar e carnes e a “negra”, com tinta de lula. Além disso, apareceram “paellas” apenas com verdura, alcachofra, fígado ou morcela. Existe também uma variante da “paella” com massa, a “fideuà”. O nome vem de “fideo”, que em espanhol significa aletria, macarrão.

E aí, não poderia faltar o dedo e a criatividade do brasileiro. Surgiu no Clube da Cozinha, na cidade de Araxá, interior de Minas Gerais a PAELLA CAIPIRA. Muito se assemelha com a paella espanhola. Muda-se os ingredientes. Tira-se os frutos do mar e acrescenta carne bovina, suína e de ave. Veja como faz esta iguaria, através da receita abaixo.

Ingredientes: para 20 pessoas

– 1 kg de arroz parbolizado
– Alho a gosto
– Sal a gosto
– Azeite o quanto baste para fritar o alho
– 5 latas de ervilhas escorridas
– 3 maços de cebolinha picadas
– 3 maços de salsinha picadas
– 1 pacote de batata palha fina
– 1 dúzia de ovos cozidos e cortados ao meio
– 1 pimentão grande vermelho
– 6 tomates picados
– 2 colheres de sopa de açafrão da terra dissolvido em ½ copo de água americano
½ kg de carne seca picada e cozida. Reserve ½ litro da água do cozimento
– 1 kg de coxa e sobrecoxa picado a passarinho e frito
– 1kg de costelinha de porco defumado previamente cozido
– ½ kg de lingüiça calabresa picado em rodelas
– 1 kg de lombinho defumado

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a linguiça calabresa para fritar . Em seguida incorpore o pimentão. Após, o alho e em seguida tomate. Aos poucos, coloque a carne seca, o frango, costelinha de porco e o lombinho. Feito o refogado, adicione o arroz. Para o cozimento do arroz, coloque a água reservada e mais outra quantia para complementar e realizar o cozimento. Em seguida, por o açafrão dissolvido. Avalie a necessidade de por sal, pois a água do cozimento da carne seca já tem uma boa quantia .
Ao término do cozimento, deixe o arroz com uma característica de risoto, ou seja, “molhadinho”.
Para deixar o prato mais saboroso, coloque a ervilha por cima do arroz, em seguida o cheiro verde , distribua os ovos com as gemas para cima e finalize com a batata palha espalhando sobre toda a panela.
Antes de servir, cubra a panela com papel alumínio e deixe descansar por uns 20 minutos para descansar e pegar mais gosto dos ingredientes.
Nesta espera, que tal tomar uma caipirinha e na hora de servir esta iguaria tomar aquela cerveja de seu gosto ??? BOM APETITE!!!!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Álvaro Luiz Jardinete Barbosa é empresário e propreitário
da Marmitaria Seu Chef. Contato: 3035-6331.

seuchef_770x90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: