PRIMEIRO MUNDO

Cambé deve atingir até abril de 2019, um índice de primeiro mundo em coleta e tratamento de esgoto sanitário. Serão 97,6% de domicílios atendidos, números muito superiores da maioria dos municípios brasileiros. Além da importância ambiental, esse serviço garante melhor qualidade de vida para os moradores.

Os investimentos estão sendo feitos pela Sanepar, que também está ampliando o reservatório de água tratada da Rua da Esperança. As obras possibilitarão o armazenamento de mais 7,2 milhões de litros. Isso representa mais 20 anos de abastecimento ininterrupto para todas as regiões da cidade.

“LIXÃO” PREOCUPA

Já na contramão desse avanço no saneamento básico está o aterro sanitário. O uso incorreto daquele espaço que vem acontecendo ao longo dos últimos anos merece uma atenção especial. O Município necessita urgentemente de um programa progressivo que possa, ano a ano, ir aumentando a coleta seletiva até atingir todos os domicílios; implantar locais adequados e com estrutura que permitam a reciclagem; adquirir equipamentos para a compostagem do lixo orgânico, que pode ser transformado em fertilizantes e beneficiar as hortas comunitárias, como também pequenos produtores rurais.

Essas ações demandam recursos e tempo. Porém, é preciso dar início ao processo. O vizinho município de Londrina pode servir de exemplo sobre como obter com mais rapidez as verbas para amenizar gradativamente o grave problema e reverter essa situação. Basta transferir a cobrança da taxa de coleta do lixo domiciliar, que atualmente é feita através do carnê do IPTU, para a conta de água e esgoto da Sanepar. Aliás, a empresa de saneamento já presta esse tipo de serviço para mais 144 cidades do Paraná.

É MUITO LIXO

Só para ilustrar, em Cambé são recolhidas 80 toneladas de lixo domiciliar por dia, além de 20 toneladas de galhos e entulhos e 68 metros cúbicos de restos de materiais de construção.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: