PSICOPEDAGOGIA: Como acontece o atendimento na Clínica?

Muitas dúvidas têm chegado ao meu consultório a respeito de como se faz o atendimento psicopedagógico e se a clínica trabalha apenas com o diagnóstico em si.

Então nesta semana, vou esclarecer alguns pontos que acho interessante sobre o atendimento que é realizado na minha clínica.

Realizo o diagnóstico psicopedagógico de crianças com dificuldades de aprendizagem, em situações por exemplo de repetência escolar, dificuldade de alfabetização, dificuldade na leitura e na escrita, no raciocínio lógico e nos transtornos específicos como: ( Deficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia). Quem encaminha estes alunos pode ser a própria escola ou por outros profissionais como psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos.

Em alguns casos as famílias também procuram o diagnóstico.

Além deste atendimento, existem outros que a clínica oferece, que são:

Rotina de Estudos:
Apoio na organização, dos materiais e estratégias de estudo para ajudar no desenvolvimento do hábito de estudo.
Na vida escolar das crianças e adolescentes é muito importante a realização de tarefas, é a partir delas que o conhecimento e a aprendizagem acontece. Neste momento, toda a organização e sistematização dos deveres escolares são importantes, para se preparar para os novos conhecimentos que serão trabalhados. A organização, do ambiente adequado, e assim como o acompanhamento por um profissional vai auxiliando a criança e o adolescente para que o mesmo veja a importância do hábito de revisar o que é essencial nas tarefas. Sendo assim, com este apoio, eles aprendem a recorrer a materiais de pesquisas que estão a disposição e muitas vezes eles não conhecem e assim começam a ter uma postura de autonomia e sucesso.

Orientação aos Pais:
Quando os pais se deparam com as dificuldades de aprendizagens dos seus filhos, muitos ficam angustiados e sem saber como lidar com a situação. Nesse momento, é importante que os pais tenham um acompanhamento para saber qual o especialista que deverão procurar e qual o tratamento será mais adequado. As dificuldades normalmente exigem mudanças de atitudes e como fazer essa transição da melhor forma possível é o nosso objetivo.

Atendimento Institucional:
A consultoria institucional trabalha com a elaboração de projetos pedagógicos, capacitação de professores e implementação de projetos nas escolas.

Atendimento Pedagógico:
O atendimento pedagógico consiste, apenas nos casos em que há defasagem pedagógica, ou déficit na aprendizagem escolar.

Espero que tenha ficado claro e continuem mandando suas dúvidas!

Angela Cristina Rieper de Almeida é Psicopedagoga e atende na Avenida Canadá, 610, Sala 111 (Shoping Canadá) Telefones (43) 99616-4294 e (43) 3035-2099.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: