Terceira etapa de vacinação contra a dengue chega a Cambé

De 20 de setembro a 27 de outubro, será realizada terceira etapa da campanha de vacinação contra a dengue, em Cambé. A abertura estadual da campanha será no Colégio Olavo Bilac, a partir das 9 horas.

As doses da vacina estarão disponíveis de segunda à sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Aos sábados e domingos o atendimento estará disponível das 7 às 19 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade de Saúde 24 Horas. Nesta etapa, a meta do município é vacinar mais de 12 mil pessoas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, somente poderão receber a vacina quem já tomou, pelo menos, a primeira dose, por isso é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus. É contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando; crianças com menos de 9 anos de idade; adultos com mais de 45 anos; pacientes com febre ou sintomas de doença;  deficiência imunológica congênita ou adquirida como leucemia ou linfoma; pacientes com HIV ou recebendo terapias imunossupressoras e pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula, além de quem recebeu qualquer outra vacina nos últimos 30 dias.

O intervalo recomendado entre as doses da vacina contra dengue é de 6 meses e o intervalo mínimo de 5 meses e 10 dias. Mulheres em idade fértil devem tomar as precauções necessárias para evitar a gravidez por um mês após a administração da vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose. No entanto, a eficácia só é demonstrada após a aplicação da terceira dose. (SeCOM/PMC)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: